Tendência de aromas para velas – 2023
Falar sobre tendências é algo divertido, pois nos obriga a olhar para o mundo como um todo.
Com a pandemia, as pessoas intensificaram a busca pelo bem estar físico e emocional.
Pós pandemia, o consumidor está em busca de produtos que estejam alinhados a sua nova fase de ver a vida e o local em que habita, ajudando-o a alcançar a mudança que tanto almeja.
Com a economia global passando por turbulências e incertezas, as pessoas estão reavaliando os seus gastos e reduzindo o consumo de itens não essenciais, e estas mudanças, criaram outras necessidades, o que fez deste consumidor alguém ávido por produtos de categorias que melhoram o humor e que também sejam Family-Friendly, ou seja, um segmento de mercado clean que atenda a todos os moradores de uma casa.
Se você está lendo este breve pensamento sobre tendência, reflita sobre suas escolhas e como elas impactam em seu cotidiano.
Agora, se você produz e comercializa velas aromáticas, difusores, perfumes para papel, sabonetes e afins, sugiro que pesquise um pouco mais sobre o assunto a fim de criar um portfólio criativo certeiro.
Você deve estar se perguntando: ok, e depois disso tudo, quais serão os aromas mais procurados em 2023?
E eu te respondo: neste mundo nada é 100% certo, porém a tendência mundial nos diz para basearmos nossas escolhas olfativas em 4 pontos:
- Bom Humor
- Conexão com a Natureza
- Criatividade
- Memória Afetiva
Então vamos conversar sobre cada ponto?
1- Bom Humor
Judith Gross, diretora global da IFF durante a premiação da Fragrance Foundation falou: “As fragrâncias estimulam um modo de viver mais positivo”
E ela está certa, pois atualmente, as pessoas estão mais conscientes da importância do alcance do bem estar emocional e anseiam pelos sentimentos de felicidade, alegria e satisfação.
A busca por aromas que desencadeiam bons sentimentos estão em alta, então aposte nos aromas cítricos para evocar o bom humor como laranja/tangerina/limão, florais de verão e toques de especiarias de pimenta para despertar e elevar o ânimo.
2 – Conexão com a Natureza
Consciência Global impacta nas escolhas diárias do consumidor atual, o qual está em busca do consumo consciente a fim de preservar a Mãe Terra e promover o convívio harmonioso entre todos os seres.
As pessoas perceberam que a natureza é um local de refúgio e recarga para o bem estar, e estar envolto por itens que remetem a este sentimento, tem grande apelo comercial.
Aposte em aromas frescos e amadeirados, oferecendo lembranças prazerosas vividas no campo, e aromas refrescantes e aquosos remetendo ao mar.
Ouse com cítricos como Limão Siliciliano, com aromas amadeirados como Cedro e uma pitada de coentro ou lírio do vale.
3- Criatividade
A Consciência ambiental induz as pessoas a buscarem um estilo de vida mais sustentável e com consumo consciente, onde o DIY (faça você mesmo) se tornou um hábito, pois além de criar itens novos com objetos antigos, também reduz o descarte desenfreado, propiciando o encontro consigo e aumentando o sentimento de calma, relaxamento e apropriação da situação.
Estimular a criatividade é fator importante para todos aqueles que buscam criar coisas únicas e reflitam o eu verdadeiro do criador.
Para isto, aposte em fragrâncias como patchouli, alecrim e capim-limão
4- Memória Afetiva
Os bons momentos marcam a história de uma pessoa, onde suas experiências serão registradas em sua consciência criando assim, a memória.
Memória afetiva é desenvolvida por sensações e emoções que se manifestam através de gatilhos específicos como sons, cheiros e sabores remetendo a pessoa a um momento importante do passado, ou quando o coração se sente amado, como por exemplo, o famoso “gostinho de infância”
Sei que memória afetiva é algo muito individual, porém alguns aromas são comuns entre muitas pessoas, e por este motivo capazes de elevar imediatamente o estado de espírito como uma boa xícara de café, pão quentinho e plantas aromáticas.
Então aposte nas essências que levem o seu cliente a sentir que o lar é onde o coração está e ofereça aromas nostálgicos como café, chocolate, baunilha, lavanda, alecrim e canela
Cada indivíduo é único e assim também deve ser o seu produto, então ouse.
Crie novas misturas de essencias, divulgue com emoção e atenda com alegria, pois isso irá despertar em seu cliente novas e prazerosas memórias.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.